O Projeto 2017-08-30T17:03:41+00:00

“Acreditamos que o livro é um instrumento fundamental na inclusão social e este é o papel do projeto na colaboração com a cultura e a cidadania.”

Graça Gomes – Direção Banca de Livros

O Projeto

Criado em 2015 pela Alternativa Cultura, o projeto Banca de Livros inicia seu terceiro ano com a instalação de 4 Bancas: Benfica, Mangueira 1, Mangueira 2 e Santa Teresa.

Com formato semelhante a uma banca de jornal, o projeto atende o público infantil, adolescente e adulto e possui um acervo de mais de 5.000 livros, emprestados 16.000 vezes por nossos 3.500 usuários.

Nestes dois primeiros anos, realizamos 20 oficinas Aprendendo a Contar Histórias, atendendo um público de cerca de 400 alunos que se tornaram replicadores deste conhecimento.

A partir de 2016 implantamos um Calendário de Atividades onde a cada mês fazemos uma homenagem/tema que é trabalhado em cada Banca de Livros pela nossa equipe com os usuários.

Nossos mediadores são universitários de Biblioteconomia, Letras, Pedagogia e Artes Cênicas que através desta contratação, tem facilitada a continuidade de suas faculdades.

As ações realizadas na Banca de Livros são possíveis graças ao Programa de Fomento à Cultura Carioca da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o patrocínio das empresas Sapura Navegação Marítima e Seadrill Serviços de Petróleo, empresas que buscam fomentar a cultura e difundir a cidadania.

O sucesso que o projeto vem obtendo, nos dá a certeza de que fazemos, junto com nossos patrocinadores, apoiadores e equipe, parte importante de um futuro melhor para nossas crianças e jovens, com cultura, educação e cidadania. Acreditamos que o livro é um instrumento fundamental para a inclusão social.

Viva a Leitura!

Banca de Livros – Ano III

0
Livros disponíveis
0
Empréstimos feitos
0
Usuários cadastrados

Locais e Horários das Bancas

Nossa Equipe

Idealização e Direção Geral

Graça Gomes

Direção de Produção

Elpidio Duarte

Design Gráfico

Elpidio Duarte e Amandha Nery

Webdesigner

Felipe Machado

Assessoria de Comunicação

Cida Fernandes & Clóvis Corrêa

Coordenação Financeira

Valdexia Santos e Graça Gomes

Contador

Valdexia Santos

Oficinas

Elisa Ottoni

Mediadores das Bancas

Benfica – Clínica da Família Benfica

Nara Campos

Santa Teresa – C. C. M. Parque das Ruínas

Beatriz Tomaz

Elisa Ottoni

Mangueira 1 – Vila Olímpica da Mangueira

Vivian Barbosa

Bárbara Lima

Mangueira 2 – Escola Tia Neuma

Tatiana Venancio

Luan dos Santos

Supervisão

Natália Natalino

Realização Alternativa Cultura e IBRAPS

Comentários no Facebook